8 Dicas Para Adotar Uma Condução Eficiente

Você já ouviu falar em condução eficiente? Com certeza que sim. Bem entendido, isso fará de você um motorista mais seguro, eficiente e econômico, e seu carro também agradecerá profundamente. Mas é preciso ter cuidado: uma condução eficiente levada ao extremo ou incompreendida pode ser muito prejudicial.

O que é uma condução eficiente?

A Direcção Geral de Trânsito definiu-o com estas mesmas palavras:

A “condução eficiente” é uma nova forma de conduzir o veículo que visa atingir um baixo consumo de combustível e ao mesmo tempo reduzir a poluição ambiental. Ao mesmo tempo, obtém-se um maior conforto de condução e uma redução dos riscos na estrada.

Vantagens de direção eficiente

  • Maior economia. E não só no combustível, mas nos próprios componentes do carro sujeitos a desgaste, como pastilhas de freio.
  • Menos contaminação. Um dos pontos da direção eficiente é que essa forma de dirigir é mais respeitosa com o meio ambiente, pois otimiza o uso de recursos e também produz menos poluição.
  • Maior conforto. Como veremos a seguir, uma das chaves dessa forma de dirigir é evitar a brusquidão, o que não só é benéfico para a contenção do consumo, mas também para nós, motoristas, que nos sentimos mais relaxados e confortáveis.
  • Maior segurança rodoviária. Sim, porque outra das chaves para uma condução eficiente é a antecipação.

COMO REALIZAR UMA CONDUÇÃO EFICIENTE?

  1. Começamos do início: comece sempre sem pisar no acelerador. Se o seu carro for a diesel, é muito conveniente que você espere alguns segundos antes de começar a dirigir para que o lubrificante tenha tempo de fazer seu trabalho.
  2. Use apenas o primeiro para começar: mude para o segundo o mais rápido possível (geralmente dentro de dois segundos).
  3. Na estrada, a melhor maneira de economizar dinheiro é dirigir na marcha mais alta possível e com a velocidade mais uniforme possível. Tenha cuidado porque aqui a palavra-chave é possível . Não significa que você sempre tem que ir em quinto… Significa que, em cada situação, escolhemos a marcha mais alta possível.
  4. Conheça o seu carro como você conhece a si mesmo. Especialmente quando e como você deve mudar de marcha. Mudar de uma marcha para outra, se dominado, economizará um ano. A norma geral? Em veículos a cerca de 2.000 rpm e em carros a diesel acima de 1.500 rpm.
  5. Antecipação e previsão. Freqüentemente, a frenagem e a aceleração não foram nossa ideia, mas fomos forçados a fazê-lo devido à ação de outro piloto. Agora, qual é a origem dessas situações? Bem, nossa tendência de não manter uma distância de segurança aceitável. Nossa recomendação? Mantenha distância de outros veículos porque isso lhe dá tempo de antecipar as manobras imprevistas de outros e aumenta (muito) sua própria segurança rodoviária.
  6. Use (inteligentemente) o freio motor. Nada de descer uma ladeira em ponto morto ou acelerar e frear em caravanas. Aproveite a inércia e freie suavemente.
  7. Suavidade e tranquilidade. Já dissemos antes: para ser um motorista eficiente é preciso evitar a todo custo a brusquidão. Não é bom para você, não é bom para o seu carro, não é bom para o meio ambiente e não é bom para dirigir na estrada.
  8. O ar condicionado também importa. E, por último, mas não menos importante, leve em consideração como o uso do ar condicionado do carro afeta o consumo. Você é daqueles que coloca o ar a 16º no verão? Evite temperaturas extremas por períodos contínuos: não é bom para a saúde e aumenta significativamente o consumo.

Recente: Melhores aspiradores baratos para carros

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.