Os pedais do carro e o volante são os principais elementos de controle dos veículos . Os primeiros servem para controlar o movimento do veículo: iniciar, parar, acelerar ou desacelerar. Enquanto isso, o segundo nos ajuda a direcionar o veículo na direção que queremos.
Como já dissemos em várias ocasiões no Melhordetejadilhoeteto.com, usar os três pedais corretamente (no caso de carros com transmissão manual) é muito importante porque ajuda a evitar quebras , além disso, o uso correto dos pedais nos permite circular com segurança e eficiência.
Por todas estas razões, como recorda a Direção Geral de Trânsito (DGT) na revista ‘Trânsito e Segurança Rodoviária’ , é aconselhável saber utilizá-los corretamente
Table of Contents
QUAL É A ORDEM NA POSIÇÃO DOS PEDAIS DO CARRO?
Nos carros de transmissão manual encontramos três pedais, enquanto nos automáticos apenas dois. No caso dos automáticos, seguem a mesma ordem, mas sem o pedal da embreagem.
Sentado em posição de condução e da esquerda para a direita encontramos primeiro o pedal da embraiagem, segundo o pedal do travão e terceiro o acelerador à direita de tudo.
COMO SÃO COLOCADOS OS PÉS?
O pé direito é usado para acelerar e frear, tanto em veículos manuais quanto automáticos.
Se o carro tiver embreagem, ela é acionada com o pé esquerdo.
COMO FUNCIONAM OS PEDAIS?
Como dissemos, em veículos com caixa de câmbio manual encontramos acelerador , freio e embreagem .
O primeiro regula a passagem de combustível para os cilindros para ajustar a potência do motor. Portanto, seu uso determina a velocidade, aceleração e consumo.
Quanto ao pedal de freio , este permite que o veículo pare, ajuste sua velocidade e mantenha uma distância segura de outros veículos.
Por último, a embraiagem engata e desengata o motor da caixa de velocidades. Ele é usado para mudar de marcha, pressionando-a até o fim e soltando-a de forma suave e progressiva.
COMO USAR O PEDAL DA EMBREAGEM?
Ao manusear o pedal da embreagem, também é importante dominar o ‘ponto de atrito’ – o disco da embreagem e o volante se conectam e o movimento é transmitido – para controlar o veículo ao iniciar em subidas íngremes, em estacionamentos e em um passeio confortável e suave .
Um defeito comum é não pressionar totalmente o pedal da embreagem e isso leva à deterioração do sistema. Desta forma, o mau uso deste pedal pode causar avarias em todo o sistema, desde a própria caixa de velocidades (folga, engrenagens defeituosas…) .
COMO USAR O PEDAL DE FREIO?
Os especialistas em condução enfatizam que o freio deve ser usado na medida certa, sem excessos, com suavidade, aplicando a pressão necessária. Adquirir essa ‘sensação’ ao pisar no pedal é útil em frenagens fortes e para tornar o passeio confortável para seus passageiros. Por outro lado, o pedal do freio é atualmente o mais assistido por auxílios eletrônicos, que atuam seja por excesso ou por defeito.
Por sua vez, o mau uso do pedal do freio pode levar a avarias, principalmente devido ao desgaste prematuro das pastilhas e discos, bem como do fluido de freio. Da mesma forma, o uso excessivo e contínuo pode causar o efeito ‘ desbotamento ‘ . Sem falar naquela frenagem brusca que pode danificar os pneus, os amortecedores…
COMO USAR O PEDAL DO ACELERADOR?
Para operar o acelerador de forma eficaz, é necessário saber quando e até que ponto aplicá-lo. Às vezes, seu ‘não adianta’ também é um uso seguro e inteligente: se você tirar o pé do acelerador um pouco antes de chegar a curvas, engarrafamentos e semáforos, você reduzirá o uso do pedal do freio, assim como o consumo de combustível .
Por fim, o uso inadequado do pedal do acelerador pode causar danos a muitos componentes do motor, pois, como dissemos, ele é responsável por regular a força que chega às rodas do motor. Assim, as acelerações podem danificar desde as válvulas, pistões, injetores… até o catalisador ou o próprio escapamento.
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES MELHORDETEJADILHOETETO.COM
A forma como utiliza os pedais de um veículo pode fazer a diferença em aspetos importantes como a segurança, o desgaste de outros elementos do seu veículo ou o consumo de combustível.
Algo que não costuma ser levado em consideração e importante é o desgaste da superfície de contato com o pé. Aconselhamos que substitua a borracha por uma igual ou universal assim que perceber que está ficando sem padrão para que seus pés não escorreguem e possam ocorrer situações perigosas, principalmente quando as solas de seus sapatos estiverem molhadas